Impactos da Guerra no Transporte Rodoviário de Carga
Está assustador assistir as notícias da guerra entre Rússia e Ucrânia, é avassalador pensar em todas essas pessoas aterrorizadas deixando suas casas e suas vidas para trás… e o pior: a quantidade de mortos e feridos. Uma situação lastimável para o mundo inteiro. Podemos pensar que estamos longe e fora de perigo. No entanto, o mesmo já está batendo em nossa porta de outras formas “menos violentas”.
É inegável o impacto na economia do mundo inteiro, cenário que já afeta a vida de todos nós. Duas situações chamam a atenção: o aumento dos preços de fertilizantes e o grande aumento no combustível, dois cenários que impactam profundamente nossa economia.
No cenário do transporte rodoviário de cargas esse impacto é imediato. Por isso, agora mais do que nunca, é preciso muito cuidado e organização. As operações precisam ser otimizadas e pensadas estrategicamente para garantir a segurança do início ao fim da viagem. Afinal, naturalmente ocorrerão grandes aumentos nos produtos, proporcionando um terreno fértil para a criminalidade. As pessoas não vão deixar de comer e de consumirem, porém vão procurar alternativas mais “baratas”. É nesse ponto que os receptadores de cargas roubadas vão se aproveitar da “oportunidade”, criando um expressivo agravante na guerra sem fim contra o roubo de cargas.
Todo o trabalho realizado na gestão e gerenciamento de riscos do processo de transporte precisa ser repensado, pois muitas empresas deixam de cumprir algumas regras que podem impactar negativamente na identificação do alerta pela central de monitoramento. Essa negligência também implica na perda da indenização por parte da cia seguradora em caso de roubo e acidentes.
É primordial que transportadoras e embarcadores voltem toda a atenção e esforços para o devido cumprimento das regras e também para a otimização logística. Não dá para desperdiçar tempo e diesel em trechos não lucrativos para as transportadoras, também não dá para perder o prêmio do seguro por situações que poderiam ser evitadas com o devido cumprimento do GR.
É possível transcender mais essa crise e sair dela ainda melhor e mais fortalecido, mas para isso é necessário muito trabalho, estratégia e organização.
#gerenciamentoderisco #transportedecarga #transportadora #rastreador